Segunda à Sexta: 8h as 18h

Av. Pres. Vargas, 2561 - Pres. Epitácio/SP

 Entenda a importância e quando fazer a manutenção preventiva do carro!

Entenda a importância e quando fazer a manutenção preventiva do carro!

O dito popular já diz: é sempre melhor prevenir do que remediar. E quando o assunto envolve cuidados com o veículo, esse ditado se aplica muito bem, pois fazer a manutenção preventiva do carro é o jeito mais eficiente de evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.

Por se tratar de uma máquina, todo carro sofre desgaste com o passar do tempo, à medida que é utilizado. Por tal razão, existem componentes e sistemas que precisam ser checados com regularidade, assim como há aqueles que necessitam ser substituídos no momento certo.

Adotar uma postura preventiva com o seu carro, realizando as manutenções antes mesmo de ele apresentar qualquer defeito, além de reduzir as chances de você ficar pelo caminho, ajuda a poupar um bom dinheiro.

O que é manutenção preventiva?

Como você já deve ter imaginado, a manutenção preventiva nada mais é do que um conjunto de ações e cuidados adotados antes mesmo da ocorrência de um problema em um equipamento ou máquina. Ou seja, é agir antecipadamente, prevenindo e impedindo que falhas aconteçam.

Na prática, a manutenção preventiva pode ser aplicada no cuidado de qualquer equipamento. Por exemplo, é muito comum que indústrias tenham cronogramas de manutenção preventiva em suas máquinas, cujo objetivo é evitar falhas no desempenho delas, garantindo que operem sempre de acordo com os padrões adequados.

Quando se trata da manutenção de um carro, a lógica é exatamente a mesma: antecipar os cuidados a fim de evitar que falhas futuras ocorram. Simples, mas muito útil, não é mesmo?

Para que essa prática serve?

A principal finalidade da manutenção preventiva é garantir o correto funcionamento de máquinas. Dessa maneira, sempre que checagens e ajustes são feitos, o que se busca é ter a certeza de que tudo está funcionando adequadamente e de que não há o risco da ocorrência de defeitos de uma hora para outra.

A vantagem desse tipo de manutenção é que como ela é feita antecipada e periodicamente, é possível identificar as falhas quando elas ainda estão na fase inicial, assim não evoluem para algo mais grave. Com isso, fica mais fácil e barato corrigi-las, não concorda?

Qual é a importância de fazer a manutenção preventiva no carro?

Agora que você já entende um pouco mais sobre a manutenção preventiva, de um modo geral, podemos falar da manutenção preventiva do automóvel. Inicialmente, é essencial que você entenda por que essa medida é tão essencial.

Para deixar tudo mais simples, a seguir destacamos algumas das vantagens da manutenção preventiva no carro, que também servem para reforçar a sua importância.

Fica mais barato cuidar do automóvel!

O carro é, sem dúvida, uma ferramenta bastante útil no dia a dia, não é mesmo? Porém, para poder contar com ele sempre, é indispensável fazer as manutenções — e isso custa dinheiro. Mas saiba que é possível tornar os cuidados com o seu carro mais econômicos, e a manutenção preventiva é o melhor caminho.

Quando você age preventivamente, já evita que problemas mais sérios ocorram com o seu veículo. Como dito, a manutenção preventiva consegue identificar avarias e desgastes em estágio inicial, impedindo que eles evoluam para algo mais sério capaz de exigir mais gastos para corrigi-los.

No mais, a manutenção preventiva vai ajudá-lo a manter e utilizar o carro sempre em bom estado, da maneira com deve ser. Com isso, a tendência é que os componentes durem mais. Então, você já não terá de gastar para substituí-los com tanta frequência.

É mais segurança para você e sua família!

Manutenção preventiva é sinônimo de segurança. Afinal, não se deve esperar o carro apresentar uma falha grave para procurar o mecânico e corrigi-la, concorda? O melhor mesmo é evitar os riscos, cuidando para que o seu carro esteja sempre em boas condições.

Nesse sentido, a manutenção preventiva contribui com você para cuidar do carro, da sua e da segurança da sua família. Não importa se o seu veículo é novo, seminovo ou um carro usado. Em qualquer caso, será necessário checar determinados componentes regularmente, como freios, pneus e motor.

Evita surpresas desagradáveis!

Certamente você não ia gostar de ficar na rua devido a um defeito mecânico no seu carro, certo? Ninguém gostaria. A manutenção preventiva no carro impede imprevistos negativos desse tipo, assim você não vai ficar na mão.

Como fazer essa manutenção?

Antes de mais nada, é importante que entenda que manutenção preventiva não está relacionada apenas aos cuidados realizados dentro de uma oficina mecânica. Na realidade, como proprietário e principal usuário do veículo, existem muitas ações simples que você mesmo pode adotar. Elas também se encaixam no conceito de manutenção preventiva.

Por exemplo, você pode:

  • checar o nível de óleo do motor do carro;
  • fazer a calibragem dos pneus semanalmente;
  • conferir se as luzes do carro estão todas funcionando;
  • verificar o estado dos pneus;
  • completar o nível de água do radiador e dos limpadores do para-brisa, entre outras medidas.

Além disso, também é possível sempre se atentar aos sinais que o veículo dá sobre algo que não está com um funcionamento correto. Os mais comuns são:

  • pedal de freio muito duro ou baixo;
  • ruídos agudos ao pisar no freio;
  • motor falhando;
  • consumo muito alto de combustível;
  • suspensão batendo;
  • dificuldade para dar a partida, entre outros.

Sempre que você verificar esses e outros comportamentos anormais no carro, o mais indicado é visitar o mecânico e solucionar o problema logo. Desse modo, consegue evitar gastos e dores de cabeça.

Por fim, como vimos, a manutenção preventiva do carro é uma ação que só traz benefícios. Além de reduzir custos, ela ajuda a conservar melhor o seu bem e a utilizá-lo com muito mais segurança. Então, faça desse cuidado um hábito, programando revisões e idas à oficina.

FONTE: Meu Novo Carro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *