Segunda à Sexta: 8h as 18h

Av. Pres. Vargas, 2561 - Pres. Epitácio/SP

 Cuidados essenciais com o veículo durante o período de chuva: Bridgestone apresenta 9 dicas para os funcionários

Cuidados essenciais com o veículo durante o período de chuva: Bridgestone apresenta 9 dicas para os funcionários

Dirigir na chuva pode ser um grande desafio. Fatores como neblina, vento, raios e pistas escorregadias pedem atenção redobrada do condutor. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o risco de acidentes de trânsito pode aumentar em até 30% com pista molhada. Dessa forma, a Bridgestone concedeu dicas aos motoristas para uma condução mais segura durante o período.

Pneus : como o único item do veículo em contato com o solo, o seu cuidado é essencial. Dessa forma, semanalmente, o condutor deve calibrar os pneus, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. Além disso, periodicamente, deve-se observar o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que apresenta o limite para troca (profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro).

O projeto e o balanceamento também contribuem para o aumento da vida útil dos pneus, melhorando também a dirigibilidade. Além disso, recomenda-se realizar o rodízio dos pneus a cada 10 mil milhas para evitar desgaste irregular.

Aquaplanagem: ao passar em uma pista, o motorista pode sofrer um fenômeno conhecido como aquaplanagem quando o veículo perde a aderência com o asfalto. Neste caso, deve-se manter a calma e não pisar no freio bruscamente, sim reduzir a velocidade aos poucos e mas assegurar que o veículo continue em linha reta. Para evitá-la, o cuidado com poças e correntes de água deve ser desdobrado, ou seja, reduzir a velocidade, evitar manobras bruscas e manter a distância do veículo da frente.

Para-brisa : deve estar limpo, especialmente no interior do carro, pois a gordura e a sujeira ou embaçam mais facilmente. As palhetas do verificador de para-brisa também devem ser verificadas e trocadas quando a borracha se encontrar rachada e/ou quebradiça.

Faróis : o sistema de iluminação do veículo é essencial para a segurança no trânsito, em condição chuvosa. Dessa forma, para auxiliar os condutores na distância de outros veículos, acender as luzes é de suma importância.

Ar condicionado : A mudança na temperatura interna/externa embaçam como janelas. Use uma recirculação do ar condicionado para manter a visibilidade para-brisa.

Freios : a verificação é essencial para a segurança de todos os tipos de chuva que devem permanecer prontos, durante o período, sua presença é intestificada, pois eles estarão para agir em todos os tipos de eventos inesperados.

Atenção a velocidade : quando chove, a água se mistura com sujeira e óleo na pista, a escorregadia. A melhor maneira de evitar derrapagens é diminuir a velocidade.

Manter a distância do carro da frente : à distância que medida a estrada se torna mais rápida, uma maior é necessária em caso de manter de distância frenagem.

Dirigir na faixa da direita : para aumentar a segurança, o motorista pode manter a faixa da direita como medida de proteção, já terá mais espaço para realizar uma manobra de emergência em caso de eventos inesperados.

“Man o veículo em ótimas condições é um cuidado e que devemos ter, além de precaução ter contato extra com pressão extra durante o período de tempo, como o único item do carro em que os pneus devem estar corretos e corretos Outros cuidados são uma velocidade prudente, se distanciar do veículo da frente, evitar freadas bruscas e nunca colocar em situações de risco, como pode tentar dirigir em risco”, explica Luciano Huerta , Instrutor de Treinamentos Sênior da Bridgestone.

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Américas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e cada vez mais em constante desenvolvimento de seus conhecimentos para uma mobilidade sustentável e segura. A unidade brasileira com mais colaboradores e desenvolvedores, produz e comercializa um portfólio diversificado de equipamentos originais e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que produz valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de mobilidade produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir. A produção e comercialização de uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhões BS e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada.

A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos limites de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamentos como montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em futebol, solas de campos, pisos e tapetes de borracha.

Fonte: https://brasilmecanico.com.br/2022/01/cuidados-essenciais-com-o-veiculo-durante-o-periodo-de-chuva-bridgestone-apresenta-9-dicas-para-os-funcionarios/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *